Ativos e Mercados Suportados

Cadastros de Ativos no Banco de Dados

A nossa base de dados própria está em constante expansão! Devido a isso, pode ser que algum ativo não seja reconhecido na planilha! 

Verifique se o ativo já está disponível e entre em contato pelo formulário abaixo para solicitar cadastro, caso não esteja.

OBS: Pedidos de ativos fora EUA e Brasil são necessárias informações como: Nome da empresa, Ticker, País de negociação, Nome da bolsa de negociação, Moeda de negociação, link do Yahoo Finance e Google Finance.

Mercado Nacional

Os sistemas contemplam a bolsa de valores Brasileira especificadas pelas classes abaixo com reconhecimento e cotações automáticas:

Mercado à Vista (BOVESPA)

Dentro do mercado a vista temos: Ações, Fundos de investimentos como FIIs, FI-INFRA, FI-AGRO, FIPs, ETFs, ETFs de Renda Fixa e BDRs,

Futuros, Termo e Opções (BVM&F)

O sistema suporta também o mercado futuro, de opções e Contratos a Termo.

Tesouro Direto (TD)

Os títulos emitidos pelo governo, conhecido também como Tesouro Direto podem ser controlados diretamente do sistema, em Operações. Seu ticker é o prefixo "TD:" seguido do tipo do titulo, seu ano e, caso haja algum cupom semestral, com "JUROS" no fim.

O preço deve ser obrigatoriamente o valor unitário do título, conforme site do Tesouro direto, seguido da quantidade inteira ou fração adquirida de acordo com a "Nota de Corretagem".


Os cupons semestrais devem ser lançados em Proventos como "Rendimentos".


OBSERVAÇÃO: "Títulos Públicos vendidos no mercado balcão (secundário) das corretoras, não se aplicam ao caso do tesouro direto automático, devem ser cadastrados como Outros ativos"


IMPORTANTE: Cotações do Tesouro Direto são atualizadas 1 vez ao dia, por volta das 10h da manhã (Horário de Brasília).

Fundos de Investimento (CVM)

Fundos de investimentos aparecem por aqui sendo lançados com "CVM:" em seu prefixo e após o CNPJ do fundo sem pontos ou traços.


O preço deve ser obrigatoriamente o valor unitário da "cota" do Fundo, e quantidade de acordo com a "Nota de Corretagem" fornecida pela corretora.


OBS: Cotação com 3 dias delay (dados do site da CVM).

Debêntures (DEB)

Uma debênture é um título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. Funciona como um empréstimo feito para que as companhias consigam realizar seus planos. 

As empresas S.A podem emitir debêntures e as ofertas públicas de debêntures são feitas por companhias de capital aberto e precisam ter registro junto à CVM. Elas constam na escritura de emissão o tipo de rendimento, as taxas, o vencimento, investimento mínimo e as garantias variam conforme a empresa.

*O ativo deve ser cadastrado diretamente em operações (sem cadastro prévio), conforme quantidade e preço demonstrados na Nota de Corretagem!

Mercado Internacional

Os sistema também contemplam ativos internacionais como Estados Unidos, Europa, Ásia e muitos outros

Mercado à Vista (STOCK, REIT, ETF)

Os mercados suportados são de diversas bolsas ao redor do mundo em suas respectivas moedas como: USD (Dólar Americano), CAD (Dólar Canadense), AUD (Dólar Australiano, CHF (Franco Suiço), EUR (Euro) e GBX (Pence Esterlino). Cada ativo pode ser lançado em sua própria moeda e o sistema usará o PTAX da moeda correspondente conforme as regras do Banco Central para fazer os calculos automaticamente.

Cada ativo em sua determinada bolsa usando sua própria moeda em um único sistema!

Mercado Futuro e Opções

Tanto a planilha quanto o WebApp fazem o controle de opções do mercado americano. As opções seguem o seguinte padrão:


ATIVO + ANO + MES + DIA DE VENCIMENTO + TIPO(P = PUT ou C = CALL) + STRIKE


Exemplo prático: AMD210129C00097000 (https://finance.yahoo.com/quote/AMD/options?p=AMD)


Ativo: AMD

Ano de Vencimento: 21

Mês de Vencimento: 01

Dia de Vencimento: 29

Tipo da Opção: C (CALL)

Strike da Opção: 00097000 (97.00)


Para ver mais códigos e exemplos, você pode acessar o Yahoo Finance e procurar pelo ativo que deseja e na barra, clicar em Options para ver as opções referentes aquele ativo numa lista. 


IMPORTANTE: Atualmente o database não tem cotações das opções, o sistema faz apenas o controle dos trades, ganho de capital para emissão de DARF e prejuízos. Não há previsão para ter as cotações mas estamos trabalhando para trazer. Com isso, a cotação da opção será sempre igual ao Preço Médio das operações, para não distorcer até o fechamento da operação.

Criptomoedas e Tokens

As criptomoedas vieram para ficar e hoje o sistema dá suporte a elas assim como todos os seus históricos individuais. Bitcoin, Ethereum, Cardano e mais de 1000 criptos diferentes no banco de dados!

Lembrete! Qualquer ativo citado nesta página tem suas cotações atualizadas automaticamente dentro dos sistemas!